Fique ligado na programação da TV Brasil para o Carnaval

A emissora preparou um cardápio com muitas opções para os amantes do samba

Redação de MINHA NOVELA

Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici: Grupo de Acesso e Desfile das Campeãs de SP | <i>Crédito: Divulgação
Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici: Grupo de Acesso e Desfile das Campeãs de SP | Crédito: Divulgação


A TV Brasil exibe uma programação especial para os dias de folia. Pelo terceiro ano consecutivo, a emissora pública transmite para todo o país o desfile do Grupo de Acesso das escolas de samba de São Paulo (domingo 11, às 20h30) e os desfiles das Campeãs de São Paulo (sexta 16, às 21h) e do Rio de Janeiro (sábado 17, às 20h30). Programas musicais e de entrevistas com personalidades da cultura popular, cobertura jornalística e transmissões do carnaval de rua são algumas das atrações que vão ao ar entre os dias 10 e 13 de fevereiro no canal a partir de 13h. O público pode interagir pelas redes sociais com a hastag #paísdocarnaval.

Produções de linha da TV Brasil têm edições carnavalescas temáticas. Fernanda Honorato visita escolas de samba no Programa Especial enquanto Diogo Nogueira entrevista bambas do Carnaval no Samba na Gamboa. Em homenagem aos 80 anos de Martinho da Vila, o acervo da emissora resgata série apresentada pelo cantor no programa Recordar é TV. O Grupo Música Antiga da UFF faz concerto no Partituras e o sambista Paulinho Mocidade conduz show no Todas as Bossas. Frevo, samba, axé e maracatu. Trios elétricos, afoxés e blocos. A folia e as tradições regionais de várias partes do país ganham dimensão nacional com boletins e shows especiais. A alegria de Salvador, nos circuitos Barra Ondina, Campo Grande e Pelourinho, e a energia do Marco Zero do Recife ilustram a faixa TV Brasil no País do Carnaval a partir do conteúdo exibido em parceria com a TVE Bahia e a TV Universitária de Pernambuco.

 

Transmissão dos desfiles das escolas de samba

Os desfiles das escolas de samba são o destaque da programação da TV Brasil. Antes de cada transmissão, a equipe da emissora traz um bate-papo “Abre Alas" no estúdio. Durante esse esquenta, apresentadores e comentaristas destacam as expectativas sobre o que as escolas pretendem mostrar ao público.A transmissão esse ano vem em um ritmo mais leve. Atendendo a sugestões dos telespectadores, o canal reduziu o número de convidados e dá mais espaço à evolução das escolas durante o desfile interferindo menos na cadência do espetáculo. Além de mostrar o já tradicional aquecimento das agremiações, a ideia é valorizar o canto do samba-enredo que levanta o público presente na avenida.

No domingo 11, a partir das 20h30, a TV Brasil apresenta ao vivo, pelo terceiro ano seguido, o desfile das agremiações do Grupo de Acesso do carnaval paulista. Serão oito horas no ar com transmissão direto do Sambódromo do Anhembi para todo o país. As apresentadoras Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici recebem especialistas para comentar o desempenho das escolas de samba de São Paulo. Participam o jornalista Raul Machado, a cantora Nãnãna da Mangueira, o radialista Moisés da Rocha e o músico Amailton Azevedo. Na concentração, as repórteres Vanessa Casalino e Sarah Quines acompanham a entrada dos sambistas na pista enquanto Raquel Setz e Lincoln Chaves entrevistam os integrantes das agremiações na dispersão. 

Já na sexta 16, a partir de 21h, a emissora pública mostra o Desfile das Campeãs de São Paulo. Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici narram a passagem das escolas de samba que obtiveram as maiores notas na apuração. Convidados analisam a apresentação das sete agremiações que voltam ao Sambódromo. O desfile abre com as duas escolas que conseguiram melhor classificação no Grupo de Acesso e sobem para o Especial. Em seguida, as cinco primeiras escolas do grupo principal se apresentam em ordem inversa de colocação com a campeã fechando a festa. O jornalismo da TV Brasil também faz a cobertura direto do Anhembi. Para abordar a performance das agremiações, a transmissão conta com o jornalista Raul Machado, a cantora Juliana Amaral, a cantora Nãnãna da Mangueira e o sambista Tadeu Kaçula. A cobertura no Sambódromo do Anhembi terá as repórteres Sarah Quines e Priscilla Kerche na concentração e os repórteres Dimas Soldi e Eduardo Andrade na dispersão.

O desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro será no sábado 17 com transmissão ao vivo da Marquês de Sapucaí a partir de 20h30. A jornalista Luciana Barreto e o radialista Tiago Alves conversam com especialistas que analisam o resultado da apuração na Apoteose e ilustram o espetáculo das seis agremiações que retornam à Passarela do Samba. O escritor Fábio Fabato e o cantor Paulinho Mocidade fazem os comentários iniciais. A equipe da TV Brasil ainda recebe a carnavalesca Maria Augusta, o jornalista Leonardo Bruno, a sambista Nilze Carvalho, a escritora e pesquisadora Raquel Valença, o jornalista Anderson Baltar e a jornalista Bárbara Pereira. A transmissão conta com a participação do radialista Cadu Freitas, da Rádio MEC, no início da cobertura. As repórteres Flavia Grossi e Marília Arrigoni acompanham o desfile da concentração. Já os repórteres Maurício de Almeida e Paulo Garritano mostram as emoções do primeiro recuo da bateria. Na dispersão, Thiago Pimenta e Daniela Christoffer contam a reação dos intergrantes das escolas após o desfile.

 

Programação de Carnaval da TV Brasil

Sábado 10

13h     Programa Especial
13h30 Samba na Gamboa
14h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h     Som na Rural
18h     TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 TV Brasil no País do Carnaval

 

Domingo 11

07h     Partituras – Grupo Música Antiga da UFF
13h     Música Animada – Gigantes da Lira
13h30 Todas as Bossas – Paulinho Mocidade
14h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h     Som na Rural
18h     TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
19h45 TV Brasil no País do Carnaval
20h30 Abre Alas – Esquenta do desfile
21h     Desfile do Grupo de Acesso de São Paulo

 

Segunda, 12

13h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h     Som na Rural
18h     TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 TV Brasil no País do Carnaval

Terça 13

13h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h     Som na Rural
18h     TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 TV Brasil no País do Carnaval

 

Sexta 16

21h Abre Alas – Esquenta do desfile
22h Desfile das Campeãs de São Paulo

 

Sábado 17

18h     Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 Abre Alas – Esquenta do desfile
21h15 Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro



09/02/2018 - 01:25

Conecte-se

Revista Minha Novela